quarta-feira, 16 de abril de 2008

Teclado árabe (II) - Linux (Gnome)

N.B.: para a configuração do teclado em Windows carregar aqui.

A configuração do teclado no ambiente Gnome, com o sistema operativo Linux, é um pouco mais morosa, mas mais racional e eficiente nos resultados finais.

1º passo

O primeiro passo consiste em adicionar a qualquer uma das barras do Gnome o applet "Indicador de teclado", como se explica nas figuras 1 e 2 (carregar em cima das imagens para as ampliar). O menu que aparece na figura 1 obtém-se carregando em cima da barra com o botão direito do rato.

[Fig. 1]

[Fig. 2]

2º passo

Agora aparece-nos na barra do Gnome um ícone que deve dizer "Prt" (o meu está na barra superior, à direita: figura 3). Carreguemos com o botão direito do rato em cima do ícone "Prt", e aparecerá um novo menu de contexto (figura 4). Seleccionemos a opção "Preferências do teclado".

[Fig. 3]

[Fig. 4]

3º passo

Na janela que agora nos aparece, seleccionemos o separador "Disposições". Em seguida, carreguemos no botão "Adicionar", que está no canto inferior esquerdo (figura 5).

[Fig. 5]

4º passo

Aparece uma nova janela, com o aspecto da da figura 6. Carreguemos no menu "Disposições", e escolhamos "Arabic". Depois, vamos à "Variante". Recomendo que se escolha a opção "qwerty/digits" (figura 7). Esta opção permite escrever os numerais árabes (١ ٢ ٣ ٤ ٥ ٦ ٧ ٨ ٩ ٠), em vez dos nossos.

[Fig. 6]

[Fig. 7]

Voilà. O resultado final é bastante mais perfeito do que em Windows, pois permite-nos configurar mais em pormenor. Infelizmente o Windows ainda predomina, apesar de já há muito tempo ser mais complicado e confuso do que qualquer distribuição Linux, além de mais seguro e eficiente.

Sem comentários: