terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Revista Manga Ancha

A revista Manga Ancha apresenta-se como uma revista de literatura em triálogo (perdoe-se a incorrecção etimológica) entre Espanha, Portugal e Marrocos. Os artigos são todos apresentados em espanhol, português e árabe, e, no caso português, são assinados no nº2 por Inês Pedrosa, Nuno Júdice, Rui Costa e Sara Monteiro. A temática deste nº 2 é, de resto, aliciante: os autores foram desafiados a escrever sobre outro país, dos três representados, que não o seu.

A revista é, como se pode verificar em linha, de aspecto bastante agradável, com um grafismo limpo e legível. Este número está dividido em 3 grandes secções, separadas por obras gráficas de autores marroquinos: Espanha, Marrocos, Portugal. Na página par vem o texto na língua original, na página ímpar, em duas colunas, as versões nas outras duas línguas.

Infelizmente a distribuição é, como habitualmente nestes projectos interessantes, quase inexistente: em Portugal só se vende em 2 livrarias, a Barata e outra de cujo nome não me recordo, ambas em Lisboa. Apesar de a revista poder ser consultada em linha na íntegra, convenhamos que não é bem a mesma coisa.

Sem comentários: